Nesta segunda parte do artigo sobre Gerenciamento de Memória no Java, veremos alguns aspectos mais específicos do Gerenciamento de Memória do Java quando estiver rodando dentro de containers Docker, bem como algumas abordagens para configuração de memória, e também dicas de como tratar os problemas de memória mais comuns.

Para acessar a primeira parte do artigo, utilize o link abaixo:

Parte 1 - Gerenciamento de Memória no Java

Memória de um Processo Java/JVM dentro de um container Docker

Vimos que a JVM usa a memória total do sistema para calcular alguns parâmetros e limites, incluindo o limite de uso do grupo Heap. Na medida em que o uso de containers Docker para rodar serviços Java se popularizou, essa abordagem de usar o valor do total de memória do sistema para calcular alguns parâmetros se mostrou problemática. Isso aconteceu porque os limites de memória e recursos impostos pelo Docker são direcionados para impor limites nas chamadas do sistema, sem afetar as rotinas que fornecem informações sobre o hardware do sistema, como memória total do computador.

Essa mudança exigiu uma abordagem ativa dos processos para que fossem compatíveis com Docker, ou seja, é esperado que o processo detecte se está rodando dentro de um container Docker limitado, e faça o tratamento necessário dos limites impostos pelo container.

A funcionalidade de detecção e suporte ao Docker foi adicionada ao Java na versão 8 release 181. Antes desta versão, a JVM rodando dentro de um container Docker não era capaz de entender os limites impostos pelo Docker, considerando a memória total do sistema e outros parâmetros sem levar em conta os limites configurados. Então, por exemplo, considerando um computador com 4Gb de RAM rodando Docker, com uma instância Java rodando em um container Docker com limite de memória de 512Mb e com uma versão sem suporte a Docker (anterior a versão Java 8 release 181), o limite de Heap seria ajustado para 1Gb de RAM (1/4 da memória total, que é 4Gb), e quando o consumo de memória do processo Java ultrapassasse 512Mb o processo seria finalizado pelo serviço Docker, com o código de erro padrão de retorno 137 para indicar que o processo ultrapassou os limites definidos pelo container.

Cabe salientar que a finalização do container através deste processo não envia sinais nem Exceções ao processo Java, e dessa forma nenhuma Exception é executada a nível do código Java, que é simplesmente finalizado sem mais informações.

Contudo, para as versões de JVM compatíveis com Docker (Java versão 8 release 181 e posteriores), o limite de Heap é ajustado corretamente conforme esperado, acompanhando a configuração de limite de memória imposta pelo container Docker. Abaixo podemos acompanhar um exemplo da variação do limite de Heap conforme o limite de memória do container:

Memória do Docker (parâmetro -m) MaxHeapSize Diferença
128Mb 64Mb 64Mb
192Mb 96Mb 96Mb
256Mb 126Mb 130Mb
384Mb 126Mb 258Mb
512Mb 128Mb 384Mb
768Mb 192Mb 576Mb
1024Mb 256Mb 768Mb

Nota: dados extraídos usando a imagem openjdk:8u275-jre-slim

No gráfico acima também podemos acompanhar a diferença entre o total de memória do container e o limite de Heap, que na prática será o espaço de memória onde será alocado o Metaspace e seus componentes, bem como o Stack, e demais módulos específicos de cada JVM. Podemos derivar as seguintes conclusões a partir do gráfico:

  • O valor do limite do Heap pode ser usado para configurar a quantidade de memória alocada para o Heap e para o Metaspace dentro do container.
  • A partir de um container com 256Mb, a configuração automática do limite do Heap vai alocar cada vez mais memória para o Metaspace e pouco para o Heap, e isso pode resultar em um desperdício de memória que poderia ser alocada para o Heap e estaria disponível dentro do Java para armazenamento de variáveis e objetos.

Em vista de tudo isso, a conclusão mais forte de todas é: quase nunca a configuração automática de Heap de um processo Java dentro de um container Docker será a melhor configuração possível de alocação de memória. As configurações automáticas, em geral, vão variar entre alguma das seguintes situações:

  • Desperdício de memória que não está alocada para o Heap e não está em uso pelo Metaspace.
  • Memória insuficiente alocada para o Heap, causando Exception de OutOfMemoryError durante a execução.
  • Memória insuficiente alocada para o Metaspace/Stack, causando finalização abrupta do container por erro 137 (limite excedido) do Docker.

Como Configurar a Memória do Java em um Container Docker?

A maneira mais simples de configurar os parâmetros de memória de um processo Java rodando em containers Docker é através do monitoramento do consumo de memória do processo durante um teste de carga que exercite o processo com os principais casos de uso do componente, usando, por exemplo, uma ferramenta de Profiling como o VisualVM (open source) ou o JProfiler (comercial). Através da ferramenta, é possível acompanhar a variação dos valores alocado/máximo para o Heap e também para o Metaspace do processo, obtendo um footprint do consumo de memória que pode ser usado para ajustar o limite de Heap e por consequência o espaço disponível para o Metaspace.

Contudo, nem sempre é possível ou está disponível um teste de carga para que seja feito o Profiling do processo Java, e nestes casos, algumas heurísticas simples podem ser usadas de forma a se obter valores iniciais para a configuração de memória.

Uma das abordagens heurísticas mais simples para definição da memória de um processo Java rodando dentro de um container Docker envolve a simplificação dos espaços de memória do processo em dois grupos, Heap e Metaspace (considerando o Metaspace como contendo também o Stack), calculando um valor aproximado do consumo de Metaspace, e ajustando o valor do limite do Heap de forma a dividir os espaços conforme o cálculo aproximado. A seguir temos o resumo da abordagem:

  • Calcular um valor aproximado do consumo de Metaspace, como sendo entre 3 a 4 vezes o tamanho do conteúdo do pacote Jar (deve ser um fat jar - um pacote Jar contendo a aplicação e também todas as suas dependências). Como o pacote Jar é um arquivo comprimido do tipo ZIP, deve ser consultado o tamanho do conteúdo descomprimido, ou então pode ser feita uma simplificação e considerado entre 6 a 8 vezes o tamanho do arquivo do pacote Jar. Cabe ressaltar que a melhor abordagem é consultar o tamanho do conteúdo, posto que existem processos de criação de pacotes Jar que não aplicam compressão ZIP, e nesse caso pode tornar os valores muito imprecisos.
  • Calcular o limite do Heap como sendo a diferença entre a memória total do container e o tamanho do Metaspace calculado acima.
  • Ajustar o limite do Heap no processo Java dentro do container usando o parâmetro -Xmx
  • Esta abordagem é boa para processos que não lançam muitas threads ou que têm um limite no número total de threads em uso, já que o valor do Stack não é levado em conta nos cálculos.
  • Processos que usam muitas threads, ou que possuem ThreadPools muito grandes ou sem limites, ou listeners de API HTTP sem limite de requisições paralelas, podem sofrer interrupções do container Docker por erro 137 na presença de muitas threads em execução, por exemplo em situações de picos de conexões de requisições HTTP.

Para os casos em que o processo Java usa muitas threads ou pode ter picos de consumo de threads, a abordagem heurística recomendada pode ser levemente alterada para levar em conta o consumo do Stack, conforme segue:

  • Calcular um valor aproximado do consumo de Metaspace, conforme a abordagem anterior.
  • Calcular um consumo aproximado de Stack, considerando um valor entre 512Kb e 1Mb para cada thread paralela que se deseja que possa estar executando ao mesmo tempo. Considerando um listener de requisições HTTP em que se deseja que até 128 requisições possam ser atendidas em paralelo, o valor de memória considerado para o Stack seria entre 64Mb e 128Mb. Cabe salientar que, se o ThreadPool do listener HTTP não tiver limite de threads, um pico de requisições poderá ultrapassar o número previsto e resultar na interrupção do container por erro 137.
  • Calcular o limite do Heap como sendo a diferença entre a memória total do container e a soma do tamanho do Metaspace e do Stack.
  • Ajustar o limite do Heap no processo Java dentro do container usando o parâmetro -Xmx
  • Esta abordagem é boa para processos que podem lançar muitas threads, de forma a levar em conta a quantidade de threads no cálculo dos limites de memória.

Seguindo as abordagens heurísticas descritas acima, será possível obter valores iniciais razoavelmente interessantes para a configuração de memória de um processo Java dentro de container Docker. Ainda assim, o processo Java poderá sofrer Exceptions e interrupções por falta de memória, e seguindo as abordagens descritas, podemos enumerar as ações recomendadas a serem tomadas:

  • Caso uma thread receba uma Exception do tipo OutOfMemoryError: este caso indica que o processo Java tentou manipular objetos muito grandes ou uma quantidade grande de objetos, associados a um limite de Heap insuficiente, e neste caso a ação corretiva deve ser recalcular os valores de forma a fornecer mais memória Heap através do parâmetro -Xmx. Talvez seja necessário alterar também o limite de memória total do container, já que alterar somente o limite do Heap vai interferir com o valor alocado para o Metaspace vs Heap.
  • Caso o processo seja interrompido por um erro 137 do Docker: este caso indica que a área de Metaspace/Stack do processo Java cresceu além do tamanho pré-estabelecido, por exemplo durante um pico de uso de threads ou outra situação de uso excessivo de Metaspace. Neste caso, a ação corretiva é refazer os cálculos para aumentar a área de memória alocada para o Metaspace. Talvez seja necessário alterar também o limite de memória total do container, já que alterar somente o limite do Heap vai interferir com o valor alocado para o Metaspace vs Heap.

Pontos de Atenção sobre o Consumo de Memória no Java

  • No Java 8 e anteriores, um String ocupa o dobro do espaço em bytes, já que é armazenado no formato UTF-16 (dois bytes por caractere). No Java 9 e posteriores, o String é armazenado como UTF-8 (1 byte por caractere) caso não contenha caracteres especiais (acentos, emoji, etc), e o mesmo do Java 8 caso contrário.
  • Os processos de serialização/deserialização podem exigir até várias vezes a quantidade de memória da instância em questão, já que várias conversões de dados devem ser feitas, como por exemplo na cadeia de conversão entre buffer de rede do SO / buffer de memória nativa no Java (Metaspace) / vetor de bytes (Heap) / String (Heap) / Objeto desserializado (Heap). Isso significa, por exemplo, que um processo Java com limite de Heap de 128Mb não é capaz de desserializar com sucesso um payload de rede de 64Mb no exemplo acima.
  • O stack de uma thread nunca usada em um ThreadPool praticamente não utiliza memória, já que as páginas virtuais ainda não foram alocadas para o Stack. Contudo, uma thread já usada e que retorna para o ThreadPool segue ocupando o Stack até que seja finalizada. Esta condição pode ser relevante em casos em que um ThreadPool com muitas threads pode ter todas elas ocupando muito espaço de Stack, mesmo que não haja um pico de threads, mas na condição em que todas tiverem sido utilizadas pelo menos uma vez.

Referências

Compartilhe em: